quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Navaratri: As nove noites das Deusas


 Navaratri – as Nove Noites de Devi
   
O festival de Navaratri ocorre anualmente no mês hindu de Ashina, geralmente em setembro ou outubro. Durante nove noites, as Devis, formas femininas de Ishvara, são exaltadas, para que abençoem com tudo o necessário para a aquisição do autoconhecimento. Nos três primeiros dias, Devi é lembrada como Durga, a capacidade de ação, consorte de Shiva, para que todas as tendências negativas da mente sejam eliminadas. Nos três dias seguintes, Devi é lembrada na forma de Lakshmi, toda a prosperidade, consorte de Vishnu, para que a mente seja enriquecida com clareza e discriminação, tornando-se terreno fértil para a aquisição do conhecimento. Nos últimos três dias, Devi é lembrada na forma de Sarasvati, que é todo o conhecimento, esposa de Brahmaa, para que nos abençoe com o autoconhecimento.


Finalmente, após as nove noites, no décimo dia é feita uma grande cerimônia, consagrando a aquisição do autoconhecimento. Este dia é chamado Vijaya Dashami, o dia da vitória, quando, de acordo com as Puranas, Devi derrotou o asura Mahisha, a ignorância, representando simbolicamente a aquisição do conhecimento à respeito deste que é o Eu.
    

 É dito que este é um ótimo dia para iniciar qualquer empreendimento, principalmente disciplinas para Devi, em qualquer uma de suas formas, e para refletir especialmente sobre o ensinamento de Vedanta



 Neste ano, o período de Navaratri tem início dia 16 de outubro e termina dia 23. O décimo dia ocorre dia 24 de outubro, quarta-feira. 
                                   Fonte: Centro de Estudos Vidya Mandir
                                           
                                                

                                                       




Nenhum comentário: